7 de abril de 2010

Máscaras e Mascarados


Adoro festa à fantasia! Poder me vestir como eu quero, usar a máscara que me cai melhor. Sim, adoro máscaras, mas só em festa à fantasia! Detesto - detesto mesmo, literalmente - quem usa máscaras vinte e quatro horas por dia.

Tem gente que coloca sua máscara, encorpora um personagem e esquece até o que era, de onde veio, as coisas que gosta e as que não gosta. Da máscara ao mascarado. Acho lamentável ver pessoas encenando o tempo todo, mostrando ser o que nunca foi, tentando agradar a todos com uma personalidade inventada.


Gosto de gente que é gente de verdade. Que não tem cerimônia, que mostra logo de cara quem é e porque é assim. Gosto de quem sente, de quem fala, de quem grita, de quem vibra... Gosto de quem faz tudo na hora que dá vontade, sem passar por cima de segundos, terceiros ou quartos. Sem precisar fingir uma situação, sem precisar omitir para não desagradar. Desagradar? Todo mundo vai te desagradar um dia e você também irá desagradar outras pessoas um dia. É normal. Faz parte do que chamamos de "viver em sociedade" ou "divergência de opiniões". Sem máscaras, sem teatro, sem fantasias... Corpo nu!


Uma vez li em algum lugar - que não me recordo agora - um trecho de Ramakrishna e retirei a melhor parte: "Tudo que é falso, é ruim, até mesmo a roupa emprestada". Portanto, Se for para tocar, que seja na alma da maneira mais pura e mais simples. Se for entrar que seja pela porta da frente sem pretensão de ir embora levando partes da outra pessoa ou sem passar por cima. Se for para fazer parte que seja a parte inteira da história, sem invenções, sem falsas palavras, sem atitudes levianas.


Máscara? Ah, isso deixa para os fracos!
(Vanda Ferreira)

8 comentários:

  1. Se todos nós conseguissemos enxergar logo se a pessoa é daquele jeito ou se é apenas uma máscara seria bem mais fácil, pois as pessoas que usam mascaras ficam com ela ate um certo tempo, depois realmente elas caem, mas dai, ja estamos todos envolvidos, e assim a decepção é bem grande quando vemos realmente com quem nos envolvemos.

    ResponderExcluir
  2. Máscaras. - Há mulheres que, por mais que as pesquisemos, não têm interior, são puras máscaras. É digno de pena o homem que se envolve com estes seres quase espectrais, inevitavelmente insatisfatórios, mas precisamente eles são capazes de despertar da maneira mais intensa o desejo do homem: ele procura a sua alma - e continua procurando para sempre.

    Friedrich Nietzsche

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu tinha começado meu comentário que nao chegou falando sobre como é difícil comentar pela primeira vez em qualquer lugar, não sou 'de casa' ainda... literalmente agora não é mais a primeira vez... uhahuauhauhahua
    Primeiramente sobre o blog, ele não é apenas um blog bom, é mais que isso, e é porque ele representa mais do que um individuo, ele representa a todos, todos veem suas vidas refletidas nos textos, é incrivel como depois de ler percebemos que é exatamente o que precisávamos ler, o que é estranho, pois nao sabíamos que precisávamos antes de o fazer (ficou confuso?)... Os textos são de uma sutileza rara e a autora de uma criatividade invejável...

    Sobre o texto em questão, eu nao consigo defir de maneira diferente e menos paradoxal do que: tão especial como os outros. Ele mostra através do seu olhar impecável como muitas vezes vestimos máscaras e elas só escondem a pessoa especial que somos, que todos somos...

    Deckinha desculpa pelo comentário gigante e obrigado por nos brindar com seus textos. ps: nem reli isso, desculpa os erros

    ResponderExcluir
  4. - Vanda, é bem verdade isso que você escreveu sobre as máscaras.. existem máscaras que são tão mascaradas que, quem com ela se traveste nem tem consciência de si próprio. Bom para refletir.. PARABENS pelo blog ;)

    ResponderExcluir
  5. Filipy disse...

    Texto bem coerente!

    ResponderExcluir
  6. "Se for para fazer parte que seja a parte inteira da história, sem invenções, sem falsas palavras, sem atitudes levianas."

    Falou tudo, Deka! E que façamos sempre parte da história inteiraaaaa!!!

    Bjins e parabéns, mocinha!!

    ResponderExcluir
  7. Usa máscara, em tempo integral, aquele que não tem confiança, que estupidamente tem medo de mostrar quem realmente é ou que sabe não ser uma pessoa que valha a pena!!
    Se é pra viver, que seja 110% e fazer parte da história está englobado nisso, que seja por inteiro, espontâneo e verdadeiro!!

    Mais uma vez adorei Dekinha!!

    Beijinhos do Mirmick

    ResponderExcluir
  8. Esse é simplismente maravilhoso...
    Beijoos!!

    ResponderExcluir