9 de abril de 2010

Deixa levar...


Andei por um momento remoendo coisas, juntando um quebra-cabeças de imagens e falas que estavam espalhados no chão. Sabe aqueles acontecimentos, aquelas pequenas palavras que te fazem virar na cama de um lado para o outro às três e meia da madrugada? Pois é, o mesmo acontecia comigo.

De santa eu não tenho nada e por isso remoía coisas, pessoas... Ai como eu remoía! E se tivesse que fazer biquinho e fechar a cara, não tenha dúvidas que eu fazia - às vezes ainda faço - o problema meu amigo, era desfazer essa situação.

Era como se eu tivesse um baú, onde colocava ali tudo aquilo que me tirava do sério. Tenha certeza que todas as coisas e pessoas que tiravam o meu bom humor estavam ali, naquele pequeno e singelo baú imaginário que eu inventei para não esquecer de detalhe nenhum. Malvada? Quem nunca foi assim pelo menos uma vez na vida, que atire a primeira pedra!

Mas o tempo passa, as coisas mudam e um dia você para pra pensar. De um tempo pra cá, confesso que ando bem mudada quanto a isso. Peguei meu baú e joguei tudo no mar... Agora eu deixo a onda levar pra bem longe tudo aquilo que não me faz bem.


O jeito é relevar mesmo! Relevar aquela palavra dita por uma pessoa que não tem tanta importância assim pra você. Ignorar, definitivamente ignorar, tudo o que embrulha o seu estômago. Tem certas coisas, assim como tem pessoas que não vale o seu estresse, a sua palavra, a sua importância, o seu tempo! Finja que você é um teclado, meu bem, e "delete" tudo o que não lhe convém.


Acredito que só devemos dar importância mesmo, para aquilo que tenha algum significado. E por mais que tenha levado um tempinho para que eu entendesse isso, pode ter certeza que estou bem mais feliz vivendo assim. Portanto, releve mesmo e ao invés da cara feia e do biquinho, mostre aquele sorriso radiante!

Então, agora vai lá! Pegue aquele seu baú com todas as coisas que mais te tiram o sono, que mais te tiram do sério, jogue no mar e deixe... Deixe a onde levar. Ah, e não esqueça do sorriso no final!
(Vanda Ferreira)

7 comentários:

  1. aaaaaaaaaaain Dekinha, vc como sempre, com seus textos perfeitos *-*

    ResponderExcluir
  2. é isso ai, vamos jogar fora o baú que nos tira o sono. Vamos ficar leve......

    ResponderExcluir
  3. Eu queria entrar no espírito do texto e refletir aqui o quanto é difícil, pelo menos para mim, desistir de pessoas... Quando eu digo desistir, eu o faço porque acho que não sei diferenciar o 'deixar a onda levar' e o 'abandonar o abismo de esquecimento', não sei como esquecer pessoas, cada uma delas é tão especial para mim, até aquelas a quem não conheço...
    Mas acho que talvez seja melhor deixá-las passar. O texto tem seu grande e verdadeiro trunfo quando mostra o óbvio, o que soa estranho para quem não entende, mas a verdade é que o ponto alto é 'o sorriso' o prêmio que adiquirimos... Talvez eu nao seja feito para sorrir. Eu costumava usar como subnick no msn a frase: 'palavras? o que são palavras?? as palavras o vento leva', mas eu não conseguiria substituir 'palavras' por 'pessoas'... tanto na frase quanto na vida

    Parabéns pelo texto Deckinha...

    ResponderExcluir
  4. - É. Eu ainda não aprendi a arte do 'desistir de pessoas'. Mas quando eu digo pessoas, me refiro àquelas que, mesmo lhe chateado ou magoando, não se consegue ter sentimentos negativos em relação à ela. Mesmo com todas as evidências que poderiam me fazer odiar tal pessoa, e busco me lembrar da parte boa. Tento ver o lado positivo de tudo.. eu não sei se isso é bom ou uma mera bobice, mas ...
    O sorriso é sim uma das melhores armas que temos.. seja ela para ganhar a simpatia de alguém, para disfarçar um nevorsismo, ou até mesmo uma lágrima. Quem é que nunca sorriu pra esconder uma lágrima ?

    PARABÉNS mais uma vez pelo text, Vanda ;)

    ResponderExcluir
  5. Guardar esse "baú" é uma forma que temos de tentar ficar vacinados para um futuro desapotamento, é uma arma a mais para nos defendermos da repetição dos desapontamentos anteriormente causados.
    Mas não vale a pena gardar esse baú, ele é como uma lixeira, que com o tempo transborda, se quiser manter a mente sã, esvazie-o, não precisa desfazer-se dele, apenas deixe de lado os rancores e mágoas mais antigas e se possível não guarde as futuras, mas pode deixar o baú ali, guardado em um canto escuro do subconsciente, quem sabe um dia ele possa ser útilizado de uma forma melhor.
    É fato que existem pessoas que não valem a pena e devem ser "exiladas" de nossas vidas, mas muitas vezes, mesmo sabendo que não valem a pena, acabamos gostando dessas pessoas, desistir delas é uma das atitudes mais difíceis que existe, ao menos para mim que sempre tento acreditar na regeneração das pessoas, posso até "ser vivido" mas não consigo deixar de lado meu instinto infantil de querer sempre acreditar nas pessoas, muitas vezes isso é um defeito e me prejudica, mas não consigo controlar.
    Entendo teu ponto de vista, tua vontade de não ter mais esse "baú da discórdia" entre teus pensamentos, mas acredito que ele é muito útil quando bem administrado!!

    Adorei o texto Dekinha!!

    Beijinhos do Mirmick ;**

    ResponderExcluir
  6. amei a parte do : 'De santa eu não tenho nada' !!
    e me identifico mto com esse texto, pessoas que me 'balançam a cabeça' de madrugada, realmente devem ser lançadas num baú, jogadas no fundo do mar. E devemos dar AQUELE valor somente a quem nos 'adiciona'.

    Parbééns pelo texto!
    :D

    ResponderExcluir
  7. vc´e demais menina, gostaria de ter vc como minha amiga
    me identifico muito com quew vc escreve.
    vou te enviar o meu e-mail para vc fazer contato comigo

    ResponderExcluir