24 de maio de 2010

Felicidade utópica?


Tenho notado que as pessoas estão muito desacreditadas. No meu último texto, "Felizes para sempre", publicado neste blog, pude notar que muitos acham que "final feliz" é utopia e isso me deixou preocupada.

Meu Deus como assim? Como podem achar que a nossa realidade é um final diferente de "felicidade"? Quem foi que começou com essa ideia de que realidade não é casamento feliz, não é profissional realizado, não é uma vida feliz? Me digam, quem foi que começou com isto? Me apresentem, pois terei prazer em discordar desta pessoa.

O que me chamou atenção não foi o fato de muitos discordarem do meu texto, pois eu quero mesmo que discordem quando tiverem que discordar. O problema é que a maioria não vê um final feliz. Acha que todo relacionamento bom vai ter uma crise lá na frente e que esta crise vai ser o suficiente para cada um ir para o seu canto. Em certo ponto eu até entendo que casais terminem por isso, mas não é uma questão de generalizar.

Me chamem de sonhadora, imatura ou qualquer outro termo que se encaixe, mas não consigo ser o tipo de pessoa que desacredita em coisas que podem ser possíveis. Não sei começar nada na minha vida sem me entregar. Eu me jogo, me atiro e seja o que Deus quiser. Não acredito na frase "que seja eterno enquanto dure", pois o meu "dure", quando é pra valer, é pra sempre! Então, "que seja eterno" e isso me basta para ser feliz.

Final feliz não é utopia, é vontade, persistência e ousadia. Agora, se para alguns, ou muitos, ser normal é acreditar que a nossa realidade está longe de um final feliz, então eu prefiro continuar sendo uma "anormal utópica".
(Vanda Ferreira)

72 comentários:

  1. O final feliz não é utopia, é que as pessoas desistem no meio da luta!

    ResponderExcluir
  2. Final feliz não é utopia[2]
    E muito boa a atitude de fazer um post "interagindo" com os comentarios do post anterior
    demonstra que da valor as pessoas que comentam no blog, muito legal da tua parte!

    e como sempre um belo post, sincero, e compartilho esse ponto de vista com você,
    a felicidade é questão de perseverança e nada mais!

    http://apt404.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. muito bonito o blog, mas hoje em dia não tem mais nada pra sempre.

    abraço

    ResponderExcluir
  4. as pessoas sempre acreditam que a vida só é tristeza, que na vida só podemos ser infelizes e que não existe final feliz.
    errados eu acredito no final feliz, mesmo que demore e seje penoso a se alcançar devemos lutar pelo nosso final feliz seje ele qual for e quanto demore.

    xau

    ResponderExcluir
  5. Procurar sempre de todos os jeitos a nossa felicidade,pq ela não vem facil.

    ResponderExcluir
  6. final feliz existe ;D
    basta buscar em Deus e no amor!
    abraçoss moça

    comenta lá q comentaremos mais vezes aqui ;D
    www.futebobeiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. é o tipo de coisa que é como falam do amor: nao adianta ficar correndo atras, uma hora chega.

    ResponderExcluir
  8. Melhor do que final feliz (se alguem souber onde ou o q eh o final) eh um durante feliz. Felicidade está mais para "estar" do que para "ser". A felicidade está em buscar os interstícios existentes na dor e no sofrer do dia-a-dia.
    Recomendo leituras de Schopenhauer.
    ^^

    ResponderExcluir
  9. Acredito na felicidade diaria, no YES quando fazemos algo simples ou mesmo que precise de dedicação.. E acredito na felicidade continua, escolho ter momentos de tristeza e ser dona da minha felicidade.
    São lindos seus textos de uma delicadeza e perspicacia e incrivel, vejo uma Martinha Medeiros nascendo em você, mas com o seu estilo, Parabéns e quero muito ler varios e varios textos seus.

    ResponderExcluir
  10. Felicidade sempre...adorei o post.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post, mas eu ainda acho q nada é eterno!!!!
    Até

    ResponderExcluir
  12. :DDDDDDDDDDDDD
    designer perfect
    acho q tds podem ter um final feliz
    mmesmo sozinho

    ResponderExcluir
  13. Interpreto a felicidade como um sentimento passageiro, assim como os demais sentimentos, dor, sofrimento, frio, calor ou mesmo fome.
    Ninguém fica feliz pra sempre...acho devemos tornar o momento quem nos sentimos felizes duradouros, valorizando cada vez mais esses momentos!

    ResponderExcluir
  14. Não se importe se as pessoas preferem crer que tudo dará erraso por puro receio de se magoarem no caso de não se concretizar o q tabto esperam. Apesar de todos "fingirem" como se não cressem, eu tenho certeza q todos a esperam. Eu acredito ser pura armadura para suportar as dificuldades da vida.
    __

    http://coracaoonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu não posso dizer que acredito, mas espero que exista sim o "final feliz", não imagino que seja como nos contos de fada, apenas espero que seja possível encontrar a pessoa com quem se pode dividir tudo, de bom e de ruim.

    Não acho que tu sejas uma "anormal utópica" Dekinha, e nem tampouco imatura, acho apenas que sonhar de mais pode acabar nos fazendo cair da cama...
    Mas quem sou eu para falar sobre isso?? Eu sou um rmântico, que vive sonhando pelos cantos... é possível sim, existir um final feliz, mas temos que enxergar que não é nem um pouco fácil!

    ADOREI, como sempre!!!

    Beijinos do Mirmick

    http://blogdosdevaneios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. ehh.. legal o blog, ta de parabens!
    tou seguindo.. entao segue ai tb se n paro de seguir...
    por pierre do zedastirinhas.net

    ResponderExcluir
  17. Eiiita mudou o lay ficou Lindo esse ai tambem =)
    éé concordo com você felicidade não é mesmo utopia..e essa coisa de falarem que hoje mais nada é para sempre MENTIRA..
    e a famosa frase . e que seja eterno enquanto dure.. tudo que vivemos será eterno .. pode n ser no plano real .. mas estara guardado em nossa memória .. e não há limites pra nada muito menos pra felicidade
    amei o texto =)
    parabééns
    beijo

    ResponderExcluir
  18. final feliz deve beirar a utopia...
    não sei, ainda sou muito novo pra dizer.
    a propósito, bonito blog! ;D

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. sinceramente adorei o texto. Eu namoro a um ano e eu e meu namorado somos assustados com o tal do final feliz. Não acredito em final feliz, acredito em momentos felizes, que fazem sua vida ser bem mais feliz do que triste. Quer dizer, se colocar na balança saber que: VOCÊ FOI FELIZ. e então você vai ter um final feliz, sabendo disso.
    Todos nós procuramos a felicidade no fim da jornada, mas , na verdade, ela está no meio.
    Eu sonho também, em ficarmos juntos para sempre. E ele também já falou isso. Mas se acontecer, de terminarmos, bola pra frente :)
    Nunca vou desistir do meu fim feliz.

    ResponderExcluir
  20. Ah eu concordo com vc, as pessoas estão descrentes do amor, descrentes muitas vezes até da possibilidae de tentar...
    Eu tb sou assim, me entrego, me jogo, nem sempre da certo, eu confesso...e ultimamente tenho sofrido pelos desacertos, é muito ruim quando a gente se depara com um não, mas quando isso acontece o melhor que temos a fazer é seguir em frente, porque com certeza muitos sins surgirão, até aquele realmente especial, que vai tocar o seu coração...
    Por mais que a gente sofra e caia, o importante, como diria Drummond é recomeçar e acreditar sempre no amor!!!
    bjusss

    ResponderExcluir
  21. discordo completamente dessas pessoas que disseram que não existe final feliz... muito pelo contrário... no final dá tudo certo rsss

    abraços
    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu concordo com você, existe sim feliz para sempre. Felicidade eterna é só uma utopia para quem desiste dela

    ResponderExcluir
  23. situação complicada...acredito que alguns tem sorte de ter isso, por isso creio que possa haver.

    mas é dificil acreditar que é a maioria ou na minha.

    nao vou negar, estou sem fé, fazer o que.

    ResponderExcluir
  24. Muito bem, Dekinha! Felicidade é pra sempre sim! Final feliz existe mesmo! Só depende de cada um. O problema é que é mais cômodo dizer que não existe, afinal, ser feliz demanda força de vontade, demanda mudanças, demanda atitudes... Infelizmente, pra algumas pessoas ficar parado reclamando é mais fácil! Desistir dá menos trabalho...
    Bjins e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  25. Não existe felicidade plena.a vida é feita de monmentos felizes.mesmo quando a gente vive numa fase triste ,nós temos momentos felizes

    ResponderExcluir
  26. A sociedade faz você pensar de um jeito, e quer q vc pense assim para a vida inteira. Não da pra viver pensando em nosso futuro mais didstantes. Só vamos ser felizes se somos felizes agora! Esa eh a minha opiniao.

    E vc escreve bem pra caramba!

    ResponderExcluir
  27. Eu concordo com você. As pessoas hoje em dia estão muitos pessimistas e têm a coragem de dizer que são apenas realistas! Se essa for a realidade delas, que chato pra elas... A nossa pode ser diferente, afinal, a gente é que faz as coisas acontecerem mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Talvez seja a coisa do "gato escaldado", sabe como é? Infelizmente é um medo que impede de ser feliz, é isso que acho que acontece. Pra ser feliz não basta acreditar, é como muitos disseram, precisa lutar pra isso. A pessoa não acredita, logo não tem força pra correr atrás e aí é que não alcança mesmo a felicidade e justifica sua crença desse modo.

    ResponderExcluir
  29. Concerteza, temos que pensar como você ter esta mentalidade. Já que a felicidade não está muito longe de nossos olhos, não precisamos agir com a razão para deixar de perceber isto.

    Parabéns pelo seu blog
    Visite: www.blog.maisestudo.com.br

    Abs
    MaisEstudo

    ResponderExcluir
  30. Eu realemente espero que o eu tenha um final feliz.
    Eu acredito na felicidade, todo mundo tem mais é que amar, sonhar, lutar por seus sonhos.
    É triste alguém desistir assim.
    Amei querida.
    http://colentaai.wordpress.com

    ResponderExcluir
  31. Final feliz é questão de opinião,do que é real felicidade pra cada um de nós

    ResponderExcluir
  32. Belíssimo texto e é verdade... Creio que os conceitos mudaram com as liberdades da época... Antes era normal imaginar um casamento "eterno", hoje existe o divórcio, que é uma ferramenta útil, mas não destrói o conceito de felicidade - e é isso que as pessoas confundem. Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  33. Final feliz com vc é fácil, uma gatinha dessa... difícil é aguentar a Susan Boyle que me enche...

    Brincadeira, menos a parte de que vc é uma gatinha

    bj
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  34. Ow Podre Esponja, ela já tem namorado, han?! ¬¬

    ResponderExcluir
  35. Associar "felicidade" com "final" é onde está o erro. De que me adiantaria ser feliz, se o fim chegou? A felicidade é diariamente palpável, e tão simples e singela que muita gente nunca vai compreender.

    http://novaquahog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Me chamem de sonhadora, imatura ou qualquer outro termo que se encaixe, mas não consigo ser o tipo de pessoa que desacredita em coisas que podem ser possíveis.[2]

    Acredito na felicidade! Mas tb acredito que ela está presente a todo o momento. Em um simples gesto ela pode estar, num olhar, num beijo.

    Costumava ser, não minto, o tipo de pessoa que não via sentido nesse tipo de felicidade que citei, até encontrar alguem q mudou meu mundo, td q sou, todos os meus conceitos fajutos.

    ^^

    Me tornei uma pessoa que acredita que sonhos podem ser palpaveis! E estou transbodando de felicidade!

    ResponderExcluir
  37. Com certeza a felicidade está em crer que ela seja realizável.
    Que não percamos nossa capacidade de sonhar, só isso.

    ResponderExcluir
  38. Senti como se estivesse lendo um artigo no jornal. AMEI O TEXTO! Concordo plenamente com vc, prefiro ser essa "anormal utópica" - continuo acreditando na felicidade. É ela que move a nossa vida, em todos os sentidos. Parabéns pelo blog, vou seguir! Obrigada pelo comentário no meu blog tbm! :)

    abçsss

    ResponderExcluir
  39. Felicidade esta presente em momentos.... e eles aparecem durante o dia tudo!!!
    Não precisamos do fim para sermos felizes, afinal não faria sentido sermos felizes pq acabou tudo!

    ResponderExcluir
  40. o grande problema não é que as pessoas não acreditam
    é que, no final das contas, o mundo em que vivemos as tornam assim...

    ResponderExcluir
  41. Belo texto, e eu concordo com os comments acima. A felicidade não é um estado, ela é feita de momentos.

    Blog sobre Fotografia e Tech.
    http://patoemfoco.blogspot.com/ - Visitem!
    :/

    ResponderExcluir
  42. amei a sua foto do texto.
    uma gracinha.


    http://biadsm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  43. Realmente, é muito mais fácil ser triste e não correr atrás do que se deseja. É muito mais cômodo. Tentar ser feliz é muito mais trabalhoso e, em minha opinião, muito mais tortuoso (e delicioso). =]

    ResponderExcluir
  44. A felicidade não pode estar no final!

    O final feliz não existe!

    O caminho que percorremos que deve ser inteiramente feliz. Até porque, o fim, o grande final, ninguém sabe apontar quando ele chega.

    Um beijo Vanda. Você é uma fofa.

    Pedro

    ResponderExcluir
  45. final feliz só se eu morrer dando risada!

    nem inicio, nem meio, nem final feliz: vida inteira feliz!

    isso não significa viver sorrindo mas sim estar bem com tudo e com todos.

    problemas todos temos, soluções poucos conseguem criar.

    ResponderExcluir
  46. Final feliz algo utópico?!Hum...não é bem isso é que as pessoas não aceitam a felicidade,querem sempre procurar por ela e muitas as vezes não a percebem,não a notam.EU ACREDITO EM FELICIDADE.Não apenas em finais felizes.Quero ser feliz dsd agora e já estou sendo.Chamem-me de boba ou de um sinÔnimo qualquer mas se minha vida prosseguir como está certamente meu final feliz será =)

    ResponderExcluir
  47. Olha que engraçado, fui no Blog da Milena pra divulgar os links e vi o seu lá.
    Achei estranho pq estava com o mesmo nome que o meu!
    Também sou Vanda Ferreira =D
    E gostei daqui, te sigo.
    Grande abraço, me visite xará!

    ResponderExcluir
  48. Não sei começar nada na minha vida sem me entregar. Eu me jogo, me atiro e seja o que Deus quiser. Não acredito na frase "que seja eterno enquanto dure", pois o meu "dure", quando é pra valer, é pra sempre! Então, "que seja eterno" e isso me basta para ser feliz.

    Lindo...Lindooo...Lindo...Perfeito :)

    ResponderExcluir
  49. Eu ouvi uma frase essa semana de alguém não sei uqem, ela chegava e dizia
    - Improvavel.
    - Impossivel, vc quis dizer?
    - Não, o impossivel é sempre possível, o improvavel é o mais adequado.
    Nem lembro do q eles estavam falando. Moral: eu acredito no impossivel q se torna possivel. Assim como há um casamento feliz e ai de alguém q venha me agorar antes da minha cerimônia. rs

    Esse mundo precisa mais de Deus !

    XOXO '

    ResponderExcluir
  50. Para mim o problema é o seguinte... Não se sabe mais amar! O que a televisão ensina não é amor! O individualismo nos afasta do amor! O materialismo nos afasta do amor!

    E, para piorar, cada vez menos o Amor é amado! Reafirmo junto à São Francisco: "Como é que os homens podem amar uns aos outros se não conhecem o amor?"

    ResponderExcluir
  51. Oi, tem dois selos pra vc lá no meu blog. Passa lá e pega!
    Até

    ResponderExcluir
  52. Que estupendo!! Cada vez mais admiro vc, Vanda. Seu escrever é cada vez mais fotográfico; e aborda de forma certeira o cotiado, a vida. Quanto à felicidade utópica; penso que este sentimento esta sim no subconsciente de muitas pessoas, que são desiludidas pelos percalços pelos quais passam diariamente. Sentem que jamais terão aquele final de novela, pois andam de ônibus, trens, e outros meio de transporte super lotados, que ganham o suado salário mínimo, e que as suas diversões são a novela, o futebol, e aquele samba, quando na verdade é bem mais que isso... Vanda, continue a escrever, pois a sua escrita é real, e me faz feliz, faz acreditar que as coisas podem e devem ser mais belas.

    ResponderExcluir
  53. Oi Vanda! Que bom que vc gostou dos meus quadrinhos! Valeu! Seu blog tbm é muito bom, vc escreve mt bem! Bjao

    ResponderExcluir
  54. Olá,indiquei seu blog a um selo/prêmio
    http://blogdocasari.blogspot.com/2010/06/bom-dia-galera-recebi-este-selo-ao-lado.html

    ResponderExcluir
  55. ótimo seu blog, vim avisar que tem selinho pra ti lá no meu blog



    http://reflexo-da-alma.blogspot.com

    bjinhos

    ResponderExcluir
  56. ameei seu blog,
    eee concordo plenamente com seu texto, quem quer ser feliz é feliz ,
    nn adianta ficar parado e esperar aa vida,
    se eu quero alguma coisa , e acredito nessa, crtz que serei feliz, pois eu vou realiza lá, !
    enfim, pra todo mundo esxite um final feliz, !
    'No fim tudo dá certo, se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim '

    a propósito, seu blog é otimo !
    beijos .

    ResponderExcluir
  57. Caracas, como um post pode ser tão simples e tão singelo como o seu?Me amarrei no seu blog!!

    Continuarei vindo e lendo aqui, é bom ler os comentários também!

    Ótima sexta!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  58. sempre que possível passo aqui + ñ vejo mais textos. gosto de ler, continue escrevendo, eles fazem falta.

    não suma, ok?

    Caio Martins.

    ResponderExcluir
  59. A real felicidade eh a publicidade que cria...

    Até mesmo no casamento... Não são as coisas ou produtos ou momentos que nos deixam felizes...

    A verdadeira felicidade eh o que satisfaz o casal... Eh a vontade, persitencia e ousadia como vc falow......

    Passando pra desejar um felicíssimo fim de semana, aquele abraço.

    ResponderExcluir
  60. Sabe qual é o problema amiga blogueira...

    É que as pessoas vivem com medo de viver. Por isso nenhum 'final' vai ser perfeito'.



    theblackelement.bloodtodeath.com

    ResponderExcluir
  61. acho que a maioria das pessoas pensam que "final feliz" só existe em novela (?)
    adorei teu blog!
    http://www.alokabrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  62. A felicidade toda hora, todos os dias, acho que realmente não existe, o que existe é a vida e os altos e baixos que ela tem, aprender a viver da melhor maneira possível é que é a sabedoria que pode levar a momentos mais felizes .

    ResponderExcluir
  63. Oi tem selinho para vc no meu blog vai lá buscar bjs.

    ResponderExcluir
  64. mi amore, tem selo pra ti lá no blog.

    bjj

    ResponderExcluir
  65. Muito bom o post, sem palavras.

    novo post no blog de fic, espero que goste também.
    http://kimuratorredevidro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  66. Também faço o tipo sonhadora...
    Acho que quase tudo é possível...
    SEndo assim:
    SE sofre mais...
    Se vive mais...
    Se aproveita mais!

    ;D

    ResponderExcluir
  67. Vc ganhou um selinho no meu blog Vai láh pegar... Bjusss

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Oi bom dia.. Vi seu blog e nao resisti a esse texto... Vc comenta sobre FINAL FELIZ, que alguns estao desacreditados, mas creio que todo dia estamos nesse Final Feliz, logo a cada atitude, á cada sentimento sentido por alguém, a realização de algum projeto.Todos os dias há pessoas se casando, conseguindo 'aquele emprego', até mesmo conseguindo aquela tão sonhada vaga na faculdade...Por isso , há sim esse final feliz, agora não aconteça para todo, creio que nao estava preparado para aquela enormeee emoção.

    ResponderExcluir
  70. Já que felicidade ñ é utopia então apresente pelo menos um casal feliz,me apresente pelo menos um que realmente é feliz, o ser humano tem o dom de se infeliz quando ñ tem problemas inventa, eu infeliszmente aos 35 anos a cada dia q passa afirmo e reafirmo felicidade é uma utópia, pois nunca conheci ninguém feliz, conheci sim muitas pessoas q dizem q são felizes mas só conhece-los melhor s vê apenas sonham c a felicidade. Por isso te invejos tbém queria acreditar, tbém queria ter essa ilusão, mas infelizmente sei q continuarei tendo momento felizes na vida, a felicidade total ñ existe.

    ResponderExcluir