12 de fevereiro de 2010

Medindo palavras


Quanto mede uma palavra?

Vejo sempre pessoas preocupadas em medir cintura, altura, mas não vejo pessoas preocupadas em medir palavras.

Cair de bicicleta dói. Dar uma topada com o dedo mindinho do pé na ponta do sofá machuca e muito. Agora, dizer algo sem pensar no calor de uma briga não só doi, como faz um estrago que muitas vezes não tem conserto.

Estava vendo uma entrevista que fizeram com inteligentíssimo Pedro Bial - e desculpe não ser imparcial, mas não resisto aos textos do Pedro - quando perguntaram a ele sobre o cuidado que ele tem ao escrever, ele disse: "tenho cuidado na maneira que uso minhas palavras porque já diz a frase 'palavras proferidas jamais serão recolhidas'". No português claro: muito cuidado com o que você fala.

Nós temos o péssimo defeito de descontar nossas frustrações nas pessoas mais próximas da gente. Por isso, acabamos por muitas vezes magoando e até mesmo estragando uma relação que poderia ser tão boa. Tudo por que não sabemos medir o que falamos.

Tem pessoas que fazem o contrário. Ao invés de magoar com palavras rudes, acabam usando palavras que tem um significado tão importante para agradar uma outra pessoa, sem que esta não seja importante para você.

Respondendo a pergunta que fiz inicialmente, uma palavra mede o tanto de sentimento que você impõe nela.

Sendo assim, deixo este texto como uma reflexão para todos, inclusive para mim. Vamos começar a medir o que falamos e como agimos. Dizer que depois de ler esse textinho você pretende mudar um pouco suas atitudes e o que você fala, já é um começo!
(Vanda Ferreira)

4 comentários:

  1. Gostei muito do texto, é muito dificil pensar ao falar, faltam palavras, e as vezes acabamos fazendo erros graves

    Continue com o bom trabalho no blog :)

    ResponderExcluir
  2. Realmente se tdos se preocupassem mais com às palavras viveríamos num mundo melhor . E não só são às palavras que causam tanto estrago , mais tbém às atitudes e o comportamento. Quanto à nossa maneira de nos expressar , não devemos nunca nos esquecer que depois de mencionadas às palavras não se apagam , sempre estarão vivas na memória daqueles que por ventura tenhamos ofendido !!!
    Gostei de seu tema , inteligente e bem explanado

    ResponderExcluir
  3. Posso resumir isso tudo numa só palavra: Fantástico!

    Gostei muito, Dekinha.

    Beijão;

    Dudaa

    ResponderExcluir
  4. Filipy:

    Sucesso, ajudaria muito os flamenguistas... pena que eles não sabem ler.. rsrs'

    :)

    ResponderExcluir