28 de junho de 2011

Acorda consciência



De antemão quero deixar claro que respeito todas as opiniões, mesmo que estas por sua vez, sejam diferentes em relação à sociedade, religião e política. Isto quer dizer que sou altamente a favor de quem defende os seus princípios, mas severamente contra quem tenta defendê-los de forma que para isso seja necessário diminuir, ameaçar ou caluniar do seu próximo.

Pois bem, na última terça-feira, 22, a ex-atriz e atual deputada estadual Myrian Rios (PDT - RJ) disse em seu discurso na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que não contrataria empregados gays, pois os mesmos poderiam abusar de seus filhos e utilizarem como defesa a prerrogativa da PEC 23/2007, que inclui a orientação sexual como direito fundamental na constituição do Estado do Rio.

Confesso que ao ler e ouvir o discurso da então deputada fiquei bastante apreensiva não por ela se posicionar contra a homossexualidade, mas alé
m de usar um argumento tão grotesco como o de afirmar que um gay é um pedófilo, o que a mim causa grandes preocupações é saber que a senhora que cometeu esta total infelicidade se encontra na política que move o nosso país.

Tomemos como base a mídia. O que é mais enfatizado na mídia, quando falamos de abuso sexual, são pedofilias dentro de casa, pai que mantém a filha trancafiada no porão e abusa sexualmente da menor, avô que engravidou a neta. Isso quando não são, professoras que abusam de alunos do sexo masculino. Esse pequen
o levantamento, não chega a ser 10% dos casos que são noticiados pela mídia e denunciados à polícia. Deixo então a minha pergunta: não seriam todos heterossexuais? Onde se encaixa a relação entre homossexualidade e pedofilia?

Dizer que a pedofilia é um ato que só ocorre do lado homossexual é querer usar um discurso completamente surreal e ridículo para justificar a homofobia, esta por sua vez, está longe de ser característica de quem é contra a homossexualidade, mas que define quem denigre, persegue e acusa sem fundamento - visto que os números não mentem - aquele que é gay.

Quem vai dizer que homossexualidade é doen
ça? Quem vai dizer que a pedofilia acontece por culpa dos gays? Quem vai dizer que ser hetero hoje em dia é cafona? O heterossexual que vê uma mãe ou um pai heterossexual abusando sexualmente dos seus filhos? Um homossexual que luta pela igualdade, mas exige cota? Eu? Você?

Nesta discussão entre os lados heterossexuais e homossexuais, vale ressaltar que, muito diferente do que grande parte pensa, o que está em jogo são os interesses dos políticos e daqueles que não usam terno, mas que se aproveitam desta situação para encontrarem o seu lugar ao sol, ou mais precisamente, os seus quinze minutos de fama. Diante da maioria da população que foi doutrinada por esses qu
e estão no poder, a ausentarem o pensamento e a arte de refletir, bater palma e repetir o que eles dizem é a coisa mais fácil para quem quer permanecer no poder graças a alienação em massa.

Não sou política, demagoga, tampouco adepta a qualquer lado que esteja levantando tochas e declarando guerra na ânsia de fazer este ou aquele vencer. Também não sou paga, nem patrocinada para defender causa alguma. Muito distante de tudo isso, sou crítica e faço valer da minha racionalidade, que chamo de qualidade dada ao Homo sapiens, para banalizar essa terrível relação que fazem entre um gay e
um pedófilo, da mesma forma como foi banalizado há anos atrás o fato de que para os brancos, quem passava as doenças encontradas no mundo eram os negros.

Viver em sociedade significa, antes de tudo, saber lidar com um grupo de diferentes pessoas que tenham ou não tenham algo em comum, mas que acima de tudo saibam respeitar e conviver entre si. Seja contra ou a favor das diferenças sexuais, mas aprenda a usar da racionalidade e do respeito para dirigir-se ao próximo.



32 comentários:

  1. Ou vc está muito demagoga e hipocrita , ou está liberal demais na vida. Um dos piores temas que vc desenvolve. PESSIMA OPINIÃO. Só incentiva a cada vez mais as pessoas virarem achando-se os intocaveis perante a vida e a lei. Lamentavel, Vanda.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço seu comentário Anônimo. Pena que não quis se identificar. Obrigada por acrescentar, mas acho hipocrisia querer chamar um pedófilo de homossexual, só pq a orientação dele não condiz com a sua opinião.

    ResponderExcluir
  3. Me refiro ao fato de vc defender com unhas e dentes o indefensavel. E até certo ponto, os incentiva a cada vez mais crescerem em proporção. A educação de ambos são as mesmas.
    Pelo amor de Deus,vc como jornalista, deveria ser mais cautelosa com relação a certas opiniões. Apologia é crime, ainda mais em redes sociais.

    ResponderExcluir
  4. É, pelo visto você além de não se identificar não consegue interpretar e eu compreendo. É mais fácil se revoltar com quem é contra a sua opinião e dizer que estou fazendo apologia (mas não sei do que até agora) do que querer deixar esse lado primata de lado. Obrigada por comentar.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Apologia? além de não querer se identificar, não sabe interpretar texto Oo

    ResponderExcluir
  7. É mais facil vir com discurso hipocrita e de moralista futurista, do que aceitar que certas coisas foram feitas dessa forma. Que qualquer mudança, é mera adaptação. E adaptação não é lei.
    O defensor da classe GLBT outro dia chegou ao ridiculo de chamar Deus de '' o primeiro homofobico do mundo" por fazer o homem ter pro-criação somente com mulheres, Então, continue vc defendendo isso aí. E a cada dia , menos valores se formam em individuos e em sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo homem ou mulher, não sei...

    Acho que você precisa fazer duas coisas: a primeira é além de ler interpretar, a segunda é se identificar. Já que é a favor do que diz e acha que o que diz é o certo, não vejo motivos para se esconder.

    Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  9. O incentivo à todos virarem gays não pode parar.
    SV

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ser religioso hoje é um problema , e ser gay é uma virtude.
    Comentario mais infeliz do dia, e o oscar vai para Juliano Combatido.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Acho que os discípulos do Bolsonaro estão apelando para tudo, tentando vincular o homosexualismo a um crime. Inclusive esse coitado Anônimo.

    Esse pessoal 'hetero-machão' tem tanto medo que só de falar em homosexualismo tem um ataque de bicha, e começa a disparar pra tudo que é lado.

    Fazer pressão dizendo palavras como "apologia", "crime", "hipócrita", é tão desesperador quanto o medo de ter seu filho ou pais (porque não?!) virar homosexual. Como se isso fosse crítico para a vida ou convívio social.

    Esse povo fica tão alienado, que acaba interpretando tudo errado, fala besteira e vira chacota.

    ResponderExcluir
  14. Claro e Deus foi o primeiro homofobico do mundo.
    Vai se tratar , cara.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Deus, Saci Pererê e Corinthians campeão da libertadores são coisas que você nunca vai ver, infeliz-que-não-tem-coragem-para-mostrar-a-cara

    ResponderExcluir
  17. Não da pra comentar ou argumentar em um ambiente de ateu e liberalismo. Tchau a todos, pois o nivel decaiu tanto qto a torcida do Botafogo.

    ResponderExcluir
  18. Que moral você tem para criticar ateístas ou liberais se sequer tem coragem para mostrar quem é?

    Pra mim, esconder-se atras do computador é mostrar vergonha de acreditar no que fala. Se você tem vergonha do que está defendendo aqui a ponto de se esconder, me diga, que tipo de comentário ou argumentação você espera?

    Melhor se recolher mesmo, voltar de onde vc não deveria ter saído e ficar quetinho na sua.

    ResponderExcluir
  19. O que vc dizia a respeito de soltarem a franga?
    rsrs

    ResponderExcluir
  20. Alguém que defende um ponto de vista sem mostrar-se é o verdadeiro hipócrita - ou covarde se assim preferir - que se esconde pela máscara do anonimato, aquele mundo onde tudo é possível sem consequências.

    Um dia Miguel Reale, excelente jurista brasileiro por sinal, disse que pessoas cultas não tinham a necessidade de separar em opostos e radicalizar as opiniões, mas sim conciliá-las e disto gerar novo conhecimento.

    Caro Anônimo, hei de considerá-lo um homem para fins de gramática; o senhor é o exemplo do que está de errado com o País. Uma nação deveria se orgulhar de ser laica e, não um governo teocrático com raízes fascistas que persegue a diferença.

    O que o senhor disse e reitera a opinião da nossa deputada estadual é um silogismo tão absurdo que beira o ridículo, facilmente destrutível. Siga o raciocínio uma vez na vida se assim o conseguir:

    A pedofilia é uma doença, correto? Sim. Mas ela não aflige somente os homossexuais - que diga-se de passagem não é uma doença e sim uma orientação-, muito pelo contrário já que o que mais se encontra são pedófilos com orientação heterossexual.

    Se um homossexual é pedófilo não quer dizer que todos os homossexuais o sejam. Assim como se um pedófilo é heterossexual, nem todo heterossexual é pedófilo.

    Por favor reveja os seus conceitos e nos poupe de tamanha imbecilidade.

    ResponderExcluir
  21. Seu blog ja foi melhor heim musa.

    ResponderExcluir
  22. Postam no blog, nos pedem para comentar mas me parece que soh kerem opinões a favor. AFF

    ResponderExcluir
  23. Não Carla Gomes. Você pode publicar o que achar sobre o texto. Até pq, não teve nenhum comentário deletado até agora e ao que parece surgiram opiniões a favor e contra. É só ler antes de sair comentando sem saber.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Concordo que a Myriam Rios ficou meio carola,mas é óbvio que a globo.com distorceu o que ela disse, ou no mínimo carregou nas tintas.
    Sugiro a quem se propõe debater sobre o tema baixe a tal PL e verifique os pontos mais controvertidos, pois há equívocos de quem defende tanto quanto de quem a ataca.
    E quem se propõe a debater deve conhecer a fundo o tema do debate e não somente de ouvi na rádio, vi no jornal nacional, li no meia hora, vi no superpop...
    Essa prerrogativa absurda que ela cita, realmente consta na lei, mas não dá a ela razão para qualificar todo homossexual como pedófilo, nem foi o intuito dela uma vez que ela diz "SE" abusar, "SE" tentar,assim como diz "poderia", isto é ela faz suposições...
    O intuito tão somente foi chamar a atenção para esta prerrogativa estúpida.
    Até pq o meio religioso que ela representa provavelmente seja o maior "fornecedor" de pedófilos do mundo, fato comprovado através de sucessivos escândalos.

    Mas o fato a ser debatido não é o que ela pensa, não vejo quase nenhuma importância nisso, mas o que deveria preocupar, ou melhor ocupar o tempo e espaço como estes era a discussão sobre estas prerrogativas que sempre tem o foco desviado.

    ResponderExcluir
  25. Aos que se opõe a igreja, uma pergunta: quem falou pra vcs que o certo então é homem com homem , e mulher com mulher? Se fosse essa a idéia inicial , nasceriam descentes desse cruzamento.
    Assim como ninguem nasce gay, tende a ser com o passar dos tempos, o pedofilo daqui alguns anos vai justificar a mesma coisa.
    No more.

    ResponderExcluir
  26. Oi! Lamentável a opinião do 1º anônimo. Não sabe interpretar texto e ainda acusa a autora de apologia (?????)
    Concordo com tudo que disseste. Associar pedofilia a homossexualidade é de uma ignorância sem igual.

    ResponderExcluir
  27. EU POSSO SER HÉTERO PR FAVOR? OU VOU TER QUE FORMAR GRUPINHO PRA ME DEFENDER TB? NÃO SE PODE AFIRMAR QUE OS GAYS SÃO PEDÓFILOS, MAS 99% DOS PEDÓFILOS SÃO GAYS. ENTÃO NÃO FODE COM ESSA ONDA DE LIBERALISMO NÃO.

    ResponderExcluir
  28. Esses heteros comentaristas aí tão mais afetados que muitas bixas ashuiashui

    ResponderExcluir
  29. Ja diria a vovó - Os que defendem demais uma causa, fazem parte da causa.

    ResponderExcluir
  30. Eu pelo menos sou bem resolvido... Pela forma como estão afetados aí, parece que vcs não são.

    ResponderExcluir
  31. ninguém aqui é rei pra ter opção sexual defendida por constituição n...

    ResponderExcluir
  32. Entrem nessa comu galera, divulgação de blogs com moderação!!!
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=120466800


    http://semprelesstack.blogspot.com/

    ResponderExcluir